Produção Docente

Linha 1: Identidade, cultura e poder

 

ASHER GROCHOWALSKI BRUM PEREIRA 

Corpus Christi: a procissão como forma de ocupar a cidade

Gestão dos corpos e da sexualidade das mulheres cis: etnografia virtual das jovens que fizeram uso da pílula anticoncepcional

 

FRANCESCO ROMIZI

Os turistas médicos e outros tipos de viajantes da saúde: um sobrevoo

Religião, migração e cultura. Imagens da fé

O Canto do crepúsculo: Reflexões ornito-antropológicas sobre um mito de origem Kadiwéu

Perfil de Imigrantes da Região Metropolitana de Londrina

Los impedimentos a la actividad mítica de los ecuatorianos católicos en Barcelona y Nueva York

A mobilidade humana internacional: entre direitos ideais e políticas reais

 

GUILHERME RODRIGUES PASSAMANI

Sutilezas e ‘escadas da moralidade’ nas saunas de Campo Grande.

Prostituição masculina e as interseccções desejantes nas ruas de Campo Grande-MS

Fora chollos: gênero, sexualidade, alteridade e diferenças na fronteira Brasil-Bolívia

Prostituição masculina no Brasil: o panorama da produção teórica.

Quando a “interdição” tenta invadir a escola e “ex-comungar” as diferenças: algumas reflexões (in)discretas sobre o projeto “Escola Sem Partido”

Envelhecimento e velhice: a experiência de pessoas com condutas homossexuais no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Repensando o sexo e o gênero na Política: Pensar o sexo e o gênero, de Eleni Varikas.

O binarismo à deriva: as sexualidades performáticas de – Gêneros incríveis

Bailão: Trajetórias, sociabilidades e geração entre homens com condutas homossexuais em São Paulo

Um urbano pra lá de rural: as particularidades políticas, históricas e culturais que transformaram Campo Grande de arraial a capital.

Corpos, fronteiras, gênero e sexualidade.

“É ajuda, não é prostituição”. Sexualidade, envelhecimento e afeto entre pessoas com condutas

homossexuais no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Espacialidade, comércio e degradação Um olhar etnográfico sobre a antiga rodoviária de Campo Grande-MS

Gênero, sexualidade e curso da vida: diálogos latino-americanos

Carnaval, condutas homossexuais e interior: problematizando intersecções no Pantanal-MS

 

PRISCILA LINI

Las Misiones Jesuiticas entre los Guaraníes y los impactos en las fronteras de América Latina.

O sincretismo na arte sacra das Missões Jesuíticas dos Guarani: índio santo e santo índio.

Contribuições da extrafiscalidade para a economia e gestão de propriedades rurais

Gestão Ambiental e Legislação Aplicável a Parques Ecológicos: Estudo de Caso do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Perturbação do Sossego: a contravenção penal e seus reflexos no direito civil, penal, administrativo e ambiental.

Existência e Resistência: o avanço do agronegócio nos territórios tradicionais avá-guarani

Natureza, Povos e Sociedade de Risco

Mulheres e violências em conflitos socioambientais.

Fronteiras agrícolas e sobreposição aos territórios indígenas guarani, estratégias de fragmentação e legitimação

O direito à terra nas Missões Jesuíticas dos Guaranis: entre o individual e o coletivo

 

RICARDO LUIZ CRUZ

Uma porção do Japão em Campo Grande? O sobá enquanto memória, experiência de consumo e imaginário.

Atravessando as fronteiras de um mercado global: trabalho e diferença na selva alta peruana.

Os dilemas de Leonel: trabalho, moral e mudança social na selva alta peruana.

A experiência social do trabalho sob a ótica das famílias dos agricultores da selva central peruana.

Governo Militar e o Movimento Social dos Produtores de Café no Peru (1968-1980).

Os trabalhadores rurais, as ciências sociais e a política – entrevista com Moacir Palmeira.

 

Linha 2: Povos e comunidades tradicionais, fluxos e fronteiras

 

ÁLVARO BANDUCCI JUNIOR

Povos Indígenas – Histórias e Antropologias em Mato Grosso do Sul (org)

Anthropological analysis of teaching / learning of sociology in secondary school: representations of students and teachers of a state school of Campo Grande- MS, Brazil

Fora chollos: gênero, sexualidade, alteridade e diferenças na fronteira Brasil-Bolívia

Seres encantados ensinam respeito à natureza.

Litígios de Sangue: As Guerras Totais e suas consequências para a América Latina. 

Health, Frontier And Anthropology: Interwoven Dialogues

O conhecimento tradicional sobre o jeito Terena de se pintar.

Comércio popular na fronteira Brasil ? Paraguai: produção da localidade fronteiriça.

 

ANTONIO HILÁRIO AGUILERA URQUIZA

Povos Indígenas – Histórias e Antropologias em Mato Grosso do Sul (org.)

Anthropological analysis of teaching / learning of sociology in secondary school: representations of students and teachers of a state school of Campo Grande- MS, Brazil

Las Misiones Jesuiticas entre los Guaraníes y los impactos en las fronteras de América Latina.

Fronteiras agrícolas e sobreposição aos territórios indígenas guarani, estratégias de fragmentação e legitimação

Fronteira Etnocultural entre Kadiwéu e Terena: A Representação Social da Educação Ambiental dos Povos Indígenas da Região do Pantanal Sul.

Povos Tradicionais, Direito e Estado: Considerações a partir do conceito de Humanismo em Lévi-Strauss e do PluralismoJurídico de Boaventura de Sousa Santos

Territórios indígenas e capitalismo: observações sobre a abolição da Lei Glass-Steagall, Neoliberalismo e Estado.

Desenvolvimento Local e a expansão de empresas multinacionais. Discussão a partir de dois municípios de Mato Grosso do Sul

Educación superior en Brasil y modalidades de colaboración intercultural – espacio estratégico de construcción de la autodeterminación de los pueblos indígenas.

O Desastre Ambiental de Mariana e os Krenak de Rio Doce.

Caminhar, lutar e bem viver: O Significado do Oguata Guasu para o Povo Guarani-Kaiowá.

Direitos indígenas e o marco temporal: demarcação do território Terena de Limão Verde

A Lei de migração como resposta aos fluxos migratórios no Brasil

 

MARA ALINE RIBEIRO

 

MARIA RAQUEL DA CRUZ DURAN  

Dividir o pão: a cultura entre a história e a antropologia

A vida das cerâmicas kadiwéu nos museus europeus: um estudo das Coleções Boggiani e Lévi-Strauss e sua repatriação virtual à aldeia Alves de Barros

 

VICTOR FERRI MAURO

Participação de indígenas Terena na resistência à emancipação da tutela durante a ditadura militar

Fronteira Etnocultural entre Kadiwéu e Terena: A Representação Social da Educação Ambiental dos Povos Indígenas da Região do Pantanal Sul.

Migrações Terena para a periferia de Campo Grande (MS): a manutenção de relações tradicionais de parentesco em contextos urbanos.

Uma ação de capacitação de professores para o ensino da temática indígena em Mato Grosso do Sul.

O Terena de Mato Grosso do Sul e a carteirinha da Funai: de signo material da tutela à ressignificão.

Embates entre os índios Krahô-Kanela e grandes empreendimentos do agronegócio.

 

COLABORADORES:

 

FLAVIA FREIRE DALMASO 

Revisitando o vodu: interações e movimentos entre humanos e espíritos em dois contextos haitianos.

Heranças de família: terras, pessoas e espíritos no sul do Haiti.

Les jeunes haïtiens dans les Amériques/Haitian youth in the Americas.

Conversas Etnográficas Haitianas – Capítulo “Família”

Le Vaudou Haïtien

Revista Teoria e Cultura – Verbete “Vodu”

Mutualidades e casas: configurações entre o Brasil e o Haiti

 

JANE FELIPE BELTRÃO 

História Indígena, Etno-história e Indígenas Historiadoras(es): experiências descolonizantes, novas abordagens, sujeitos e objetos.

Uma antropóloga da Amazônia

Povos indígenas, saúde e ditadura

Teorias/teses nativas e arqueológicas sobre os Geoglifos no Acre

Ser trabalhador/a entre povos indígenas: o Relatório Figueiredo sobre trabalhos espúrios em tempos ditatoriais.

Lembrar para não esquecer ou conhecer para evitar

Sr. Uwet, a Tutela e o Indigenismo

Povos Indígenas, esbulho territorial e anos de Chumbo: leituras do Relatório Figueiredo.

A antropologia e a esfera pública no Brasil Perspectivas e Prospectivas sobre a Associação Brasileira de Antropologia no seu 60º Aniversário.

 

ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA LIMA 

Ações afirmativas no ensino superior e povos indígenas no Brasil: uma trajetória de trabalho.

The State, Indigenous Peoples, the Market, and Violence in Brazil in the 20th and 21st Centuries.

Processos formativos em gestão territorial indígena no Brasil: experiências, desafios e a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambientalde Terras Indígenas (PNGATI).

A antropologia e a esfera pública no Brasil Perspectivas e Prospectivas sobre a Associação Brasileira de Antropologia no seu 60º Aniversário.

Un gran cerco de paz : Poder tutelar, indianidad y formación del Estado en Brasil

As órbitas do passado

Antropologia e Direito temas antropológicos para estudos jurídicos

Gestar e Gerir

Etnodesenvolvimento e Políticas Públicas: Bases para uma nova política indigenista

Povos Indígenas e Universidade no Brasil

Interculturalidade(s) – Entre ideias, retóricas e práticas em cinco países da América Latina

O Projeto Trilhas de Conhecimentos e o ensino superior de indígenas no Brasil

 

DOCENTES 2017 / 2021

 

ESMAEL ALVES DE OLIVEIRA

Sobre Práticas de Medicalização e “Loucura”: Algumas Reflexões (In)disciplinadas

Marcas necropolíticas sobre corpos dissidentes em Mato Grosso do Sul / MS

Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolas e diferenças em Mato Grosso do Sul.

RAP como Educação para a Resistência e (Re)existência.

“Laerte-se” e “Tomboy”: Convites às experimentações de si

Quando a “interdição” tenta invadir a escola e “ex-comungar” as diferenças: algumas reflexões (in)discretas sobre o projeto “Escola Sem Partido”

Da (bio)política às biopotências: reflexões sobre as condições atuais das políticas públicas de saúde mental no Brasil

Nos contornos do corpo e da saúde: entre temas, problemas e perspectivas

Diálogos em torno da biopolítica foucaultiana: cruzando temas, problemas e perspectivas

Regimes de verdade, regimes de governamentalidade: uma análise foucaultiana sobre o estatuto da família

Por uma corporeidade das imagens: algumas reflexões (in)disciplinadas sobre corpo, gênero e saúde no cinema moçambicano.

Que indígena é esse no livro didático? Algumas reflexões sobre os dilemas de uma educação não intercultural.

 

TIAGO DUQUE

Óh, ela é formada em Física?: um estudo sobre educação e gênero na região de Corumbá/MS

Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolas e diferenças em Mato Grosso do Sul.

‘Olha o que a senhora fez por mim’: remição de pena pelo estudo em contextos sulmatogrossenses.

Fora chollos: gênero, sexualidade, alteridade e diferenças na fronteira Brasil-Bolívia

“Eu Gosto mesmo é das bixas”: reflexões sobre identidade ao som de Linn da Quebrada

Quem ainda ri da bicha preta, efeminada e pobre? Funk, (re)conhecimento e direitos LGBT em tempos de pânico moral. 

A travesti, a onça pintada e a sucuri: reflexões sobre regime de visibilidade no Pantanal-MS

A subalternidade nas relações de gênero: apontamentos a partir da perspectiva pós-estruturalista

Quando a “interdição” tenta invadir a escola e “ex-comungar” as diferenças: algumas reflexões (in)discretas sobre o projeto “Escola Sem Partido”

Regimes de visibilidade/conhecimento nas experiências da “(des)montagem” e do”(não) passar” por homem e/ou mulher

Gênero, sexualidade e artefato cultural na prisão: um relato de experiência sobre o Projeto ALMA em Corumbá (MS)

Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS

Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e ?ideologia de gênero? em Campo Grande (MS).

Gênero, sexualidade e curso da vida: diálogos latino-americanos