Dissertações

Egressos 2024:

Alessandra Rossi Cáceres Mendonça: O OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE O ESTADO: QUESTÕES, MÉTODOS E UMA ETNOGRAFIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CAMPO GRANDE (MS)

Daniele de Souza Osório: A MOBILIDADE TRANSFRONTEIRIÇA DOS GUARANI E KAIOWÁ DE ÑANDE RU MARANGATU: a oguatá de Kuña Rory, uma mulher Kaiowá sem documentos

Elidio Vicente Pereira Neto: AS LIDERANÇAS TERENA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NAS ALDEIAS URBANAS DE CAMPO GRANDE-MS

Leonardo Cristian Martins: O DISCO VOADOR DO MORENÃO: UFOLOGIA, IDENTIDADE E CULTURA EM MATO GROSSO DO SUL

Maiara Ricalde Machado Avanci: MARCAS DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: UMA ETNOGRAFIA DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E NARRADAS

Maria Eduarda Rodrigues da Silva: Correr gira: pessoas, exus e pombagiras em Corumbá e Ladário/MS

Rosimeire Batista da Silveira Turci: PALAVRAS E SILÊNCIOS: Violência de Gênero na História de Vida de Mulheres

Tatiane Aparecida Dreger de Souza Fernandes: UM DIA A GENTE COME, NO OUTRO NÃO: AS CONDIÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO EMBARCADO NO PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE

 

Egressos 2023:

Alan Pereira Ribeiro: TRABALHO SEXUAL DE HOMENS EM ESPAÇOS DE RELACIONAMENTO ON-LINE NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS

Ariela Castelani Bertoli: A GRANDE VEDETE DO FUTURO? A cultura empreendedora no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Caroline Holanda Queiroz Leite: SORAYA THRONICKE, A SENADORA DO BOLSONARO: ENTENDENDO SUA CAMPANHA E VITÓRIA

Dihego Flores Espindola: SÓ POR CURTIÇÃO: UMA ETNOGRAFIA SOBRE O USO DO VAPE POR JOVENS EM CAMPO GRANDE – MS

Eduardo dos Santos Rodrigues: AS PRÁTICAS INTERCULTURAIS NA ESCOLA INDÍGENA TERENA DE LALIMA: os desafios de uma educação escolar diferenciada

Flavio Penteado de Souza: EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE A COMUNIDADE SURDA DE SINOP – MT

Gabriel Pereira Garcia: OS FILHOS BRANCOS DA FÉ DE NEGRA RAIZ: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO EM UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ DE CAMPO GRANDE – MS

José Adauto Rocha da Silva: POR TRÁS DAS GRADES E FORA DAS GRADES: Um estudo antropológico sobre ressocialização no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira em Campo Grande – MS

Oclécio Alves Cabral Filho: O MOVER DO ESPÍRITO: RITUALIDADE, PERFORMANCE, SELF SAGRADO E COMMUNITAS NO MINISTÉRIO VERBO DA VIDA EM CAMPO GRANDE-MS

Ranielly Silva Leite: As transformações do capitalismo em Campo Grande (MS): a construção social do trabalho por aplicativo sob a ótica dos motoristas

Rebeca de Azevedo: CATÓLICO, GAY E SOROPOSITIVO: UM BIOGRAFEMA SOBRE A VIDA

Sabrina Sales Araújo: ECOTURISMO E IDENTIDADE NO PANTANAL SUL:USOS DA CATEGORIA “PANTANEIRO” EM PERSPECTIVA

 

Egressos 2022: 

Ana Carolina Brindarolli da Silva: O QUÃO QUEER É O TANGO QUEER? RELAÇÕES DE PODER E DE GÊNERO NA DANÇA

Arielly de Oliveira Amarilla: Critérios de “indianidade”: demandas para o reconhecimento oficial e atendimento em políticas públicas

Camila Assad Catelan: Entre caminhos estreitos e longas caminhadas: a trajetória das mulheres Kaiowá de Ñande Ru Marangatu

Luiz Felipe Barros Lima da Silva: Mobilidade terena para assentamentos informais urbanos na periferia da cidade: Processos de (re)territorialização da Comunidade Indígena do Jardim Inápolis em Campo Grande–MS

Tania Milene Nugoli Moraes: CRIANÇAS INDÍGENAS DO LARANJEIRA NHANDERU: O APRENDER E O SER CRIANÇA KAIOWÁ EM UMA ÁREA DE RETOMADA

 

Egressos 2021: 

Alberto Carlos da Silva: A história social do rock campo-grandense: da ascensão ao underground

Ariel Dorneles dos Santos: PERCORRENDO CORPOS TERRITÓRIOS: UMA ETNOGRAFIA SOBRE SOCIABILIDADES TRANS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE – MS

Daniella Chagas Mesquita: “Nós somos muito mais”: Cartografando por entre espaços, nomes, corpos em busca de concepções transviadas de saúde

Diogenes Braga Ramos: Uma leitura etnográfica dos mulçumano da mesquita Luz da Fé em Campo Grande – Desafios para vivenciar o Ramadan

Evelyn de Souza Santiago Candido da Silva: Análise antropológica do ensino das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em escolas de Campo Grande – MS

Isabelle Jablonski: Etnografia na Praça República da Bolívia em Campo Grande – MS O Evento Praça Bolívia

Juliana Cristina dos Santos Duarte: “TÔ VELHA, MAS NÃO TÔ MORTA”: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE MULHERES QUE PARTICIPAM DO PROJETO UNIVERSIDADE ABERTA À PESSOA IDOSA DA UFMS

Neimar Leandro Marido Kiga (Etnia Boe/Bororo): Pinturas faciais Boe:  máscaras sociais da identidade e alteridade de um povo

Tanaíra Silva Sobrinho: “EU GOSTO MESMO É DE MULHER”: AFETOS E DESEJOS DISSIDENTES ENTRE MULHERES INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL

Winny Gabriela Pereira de Santana: Gerações drag queens em Campo Grande: entre espaços, memórias, disputas e (re)afirmações

Victoria Georgia Cheuiche de Oliveira: CRIANÇAS EM SITUAÇÃO HISTÓRICA DE VIOLÊNCIA SEXUAL NA RESERVA INDÍGENA DOURADOS

 

Egressos 2020: 

Aline Correia Antonini: Haitiano é cidadão do mundo: uma etnografia sobre a comunidade haitiana em Campo Grande – MS

Ariovaldo Toledo Penteado Junior: O ENCARCERAMENTO DE INDÍGENAS SUL-MATO-GROSSENSES: Do Icatu à Penitenciária Estadual de Dourados

Filipe Wisley de Matos Rosa: Campanhas online: a construção discursiva de disputas narrativas no processo eleitoral de 2018 para o governo de Mato Grosso do Sul

Hugo Costa Gripa: Um olhar antropológico sobre comportamento e consumo de design através de um escritório itinerante de arquitetura

Ivani Marques da Costa Grance: Pode a costureira falar? Estudo etnográfico de um coletivo de costureiras em Campo Grande – MS

Josiane Emilia do Nascimento Wolfart: ABRINDO CAMINHOS: UM ESTUDO SOBRE O SUICÍDIO TERENA NA TERRA INDÍGENA LIMÃO VERDE EM AQUIDAUANA – MS

Luana Nabhan Benetti: A fronteira no ecrã: imaginários e cenários fronteiriços nas filmografias paraguaias e brasileiras

Patrik Adam Alves Pinto: Os Terena de Mato Grosso do Sul e a carteirinha da Funai: De signo material da tutela estatal à ressignificação

Vladimir Eiji Kureda: Estar em situação de rua na “Cracolândia campograndense”: Relações ético-morais nas imediações da antiga rodoviária de Campo Grande – MS

 

Egressos 2019: 

Ana Carolina Bezerra dos Santos: Identidade, parentela e interculturalidade: Professores Terena e a Pedagogia Indígena na escola Cacique e João Batista Figueiredo – Aldeia Tereré – Sidrolândia-MS

Andréa Lúcia Cavararo Rodrigues: Kaiowá-Pai tavyterã: Onde estamos e aonde vamos? Um estudo antropológico do Oguata na fronteira Brasil/Paraguai

Andrey Monteiro Borges: Travestis e mulheres transexuais no voleibol: (Im)possibilidades de inserção e reconhecimento no esporte de alto rendimento em Campo Grande-MS

Alyson Matheus de Souza: VIRGEM DE URKUPIÑA: FESTA E DEVOÇÃO ENTRE COMERCIANTES DE PUERTO QUIJARRO (BO), FRONTEIRA BRASIL–BOLÍVIA

Carla Cristina de Souza: É só colocar no seu anúncio que você é universitária e pronto: Experiências da prostituição de mulheres em Campo Grande-MS

Daniel Attianesi de Lima: “Só quem sentiu o frio das grades sabe o calor da liberdade”: discursos de masculinidades e violência no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG)

Fabiano Rodrigues de Souza: Representações dos conhecimentos tradicionais terena nas performances discursivas do Dia do Índio na Aldeia Moreira, em Miranda-MS

Gilberto Pires: AS FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO INDÍGENA: CONSIDERAÇÕES DE UM PROFESSOR EJIWAJEGI SOBRE A ESCOLA INTERCULTURAL

Gilson Tiago (Etnia Terena): Kixovoku hômo terenoe: Um estudo antropológico sobre o jeito Terena de se Pintar

Juliana Barbosa Lima e Santos Toyama: Um lugar de memórias e identidades: A feira central de Campo Grande

Pâmella Rani Epifânio Soares: Comércio popular nas cidades gêmeas de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY): Experiências fronteiriças em meio a regulações locais

Paulo Roberto Lucca: Cerca adentro, cerca afora: Gênero, Memória e gestão entre fazendeiras de Mato Grosso do Sul