Docentes do PPGAS organizam livro sobre História e Antropologia dos Povos Indígenas de MS

Postado por: Aline Maziero

Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Álvaro Banducci Júnior e Antonio Hilário Aguilera Urquiza organizam, junto de José Henrique Prado, egresso do curso de Ciências Sociais da UFMS e mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), livro intitulado “Povos indígenas – Histórias e Antropologias em Mato Grosso do Sul”, trabalho que veio a lume em novembro de 2021, publicado pela Editora UFMS em versão digital. 

Trata-se de compilação dos trabalhos de conclusão de curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Antropologia e História dos Povos Indígenas, curso de especialização, de iniciativa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Coordenação para Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que formou docentes indígenas e não-indígenas, entre 2015 e 2017, na área de de Antropologia Cultural. O livro tem como propósito divulgar o resultado das pesquisas desenvolvidas e reúne 17 textos que abordam entre outros temas, a educação escolar indígena, a inclusão dos indígenas no nível superior e história e memória das populações tradicionais.  

A primeira parte, intitulada “Escritos Indígenas”, que se compõe de 7 artigos, apresenta os saberes indígenas tradicionais em contato com a mediação da escola; os textos abordam relatos de docência de um professor indígena, o conhecimento de plantas medicinais por estudantes indígenas de Ensino Médio, texto sobre a pajelança terena, apontamentos sobre as contribuições dos saberes tradicionais à atividade agrícola, relato de experiência sobre a inclusão e permanência de indígenas na universidade e convívio escolar inter-étnico. 

A segunda parte, composta de 7 artigos e intitulada “Antropologia, Línguas e Educação”, aborda questões de interesse sócio-cultural como a utilização da pedagogia surda com alunos indígenas,  estudos de caso sobre o processo de escolarização, a implantação de políticas públicas e a diversidade cultural,  a influência da língua materna indígena em produções textuais em língua portuguesa,  jogos e brincadeiras em sala de aula, utilização de grafismos kadwéu nas aulas de artes e a questão dos currículos regionalizados. 

A terceira parte, mais curta, em 3 artigos tem o tema “Antropologia, História e Cultura Material” e trabalha temáticas como a aproximação entre os povos indígenas e os museus etnográficos, a  representação social do indígena na imprensa e uma recuperação historiográfica da trajetória do povo ofaié. 

Como um todo, a coletânea se propõe à reflexão para uma docência que considere diferenças culturais, e se dirige ao público em geral que se reconhece como sujeito da educação. Se ficou interessado, você pode  baixar o ebook para ler aqui  ou na aba “Produção Docente”, na seção que cabe aos  professores organizadores